Proposta Pedagógica
Com uma gestão participativa, a Sunshine envolve todos os profissionais da Casa, pais e alunos na elaboração e execução do seu Projeto Pedagógico. Assim, o nosso Projeto expressa os anseios de alunos, pais, funcionários e comunidade e se apresenta como elemento orientador das ações da instituição na busca da melhoria de qualidade do trabalho realizado.
Fundamentando suas concepções de criança, educação, desenvolvimento e aprendizagem em Pedagogia Waldorf, Piaget, Vygotsky, Wallon e Gardner, entre outros teóricos, assume a especificidade da educação infantil, buscando promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos da criança, considerando-a um ser completo e indivisível.
A metodologia sócio – interacionista é a diretriz do trabalho. A rapidez com que as mudanças ocorrem no mundo decorrente da globalização e das extraordinárias realizações no campo científico e tecnológico nos revela um quadro de múltiplos desafios. Estamos inseridos num novo modelo de sociedade onde somos impelidos, a todo instante a vivenciar crises de valores e ideologias políticas, sociais e culturais, além dos consequentes surgimentos de guerras, terrorismo e violências que assolam a humanidade. É neste contexto que devemos lutar pelos nossos ideais de vida, na busca incessante de uma sociedade mais justa e solidária. Estamos certos de que é pela vivência da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel.
Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Sunshine implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que vivem. A Escola é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, talvez o mais significativo. No entanto, ela não pode ser entendida como instituição substituta da família, mas como ambiente socializador diferente do familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de crianças pequenas que aí vivem, convivem, exploram e conhecem, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitos e deveres.
A Sunshine tem por finalidade desenvolver integralmente em seus alunos do Educação Infantil e Ensino Fundamental os aspectos físicos, emocional, intelectual e social. Sabendo que o raciocínio dacriança se desenvolve de 0 a 6 anos, a Educação Infantil se torna, assim, a fase mais importante do ser humano. Entendemos que, no futuro, não haverá espaço para o ser robotizado e sim para o profissional atuante que saiba operar em várias áreas ao mesmo tempo. Nosso trabalho dá ênfase à formação de um ser pensante, criativo, desenvolto e capaz de construir um futuro melhor.
Na Escola Sunshine, o Ensino Fundamental (dos 6 anos aos 10 anos de idade), terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei n° 11.274, de 2006) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Acompanhando a evolução da educação, a Educação Infantil tem o compromisso de oferecer aos alunos oportunidades de forma sistematizada e estruturada com as informações do seu meio, criando condições de construir conhecimentos, desenvolver autonomia e habilidades. Tomamos por base, o conhecimento do indivíduo como um ser humano, que faz parte de uma família, que faz parte de uma sociedade que, por sua vez, faz parte de um grupo étnico, que pertence a um estado, que pertence a um país e que faz parte de um mundo diversificado o qual deverá criar oportunidades do aluno ampliar suas experiências e conhecimentos.